segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Oscar Parou a Internet

Confesso que não esperava grande coisa desse Oscar, como já no sitado artigo Ninguém mais liga para o Oscar. Nossas esperança estavam praticamente escassas. Depois de anos perdendo o seu brilho e relevância o evento ainda tinha que enfrentar a nova polemica que fermentou a internet semanas antes dele acontecer sobre se ele realmente era um show racista que não privilegiava as minorias como negros e estrangeiros. 
Mas logo nos primeiros minutos fomos pegos de surpresa pela ótima apresentação de Cris Rock, o verdadeiro Cris da Série todo mundo odeia o Cris. Ele foi escolhido a dedo por ser negro e comediante, só ele poderia levar a festa num tom mais descontraído. 
Logo em seguida outra coisa surpreendente aconteceu. Sabíamos que Leonardo DiCaprio poderia ganhar o seu primeiro Oscar, e a torcida da internet criou uma euforia que culminou nas pessoas indo assistir o evento de Gala do Cinema. Uns para ver como a academia se sairia da enrascada sobre os negros, outros para ver Se Star Wars e Mad Max ganhariam muitos prêmios. Mas a grande maioria foi pega pela curiosidade e ansiedade de ver se DiCaprio finalmente levaria essa. 
Mas nos primeiros prêmios dados o publico de dividiu, eu estava no lado dos indignados pelo fato de Mad Max ter ganhados tantos logo de inicio, até divertidamente perdeu um dos prêmios que era favorita. A esperança já estava desaparecendo, Estávamos quase desligando o Computador pra dormir, Parecia que a torcida tinha sido em vão e não seria dessa vez que o Leo ganharia. O outro lado vibrava com cada vitória do longa de George Miller. Vou explicar a minha indignação, Mad Max não deveria estar ali, pois ele era tudo o que a Academia sempre odiou e evitou, Não digo que eles estavam certos, mas Mad Max era um Blockbuster tipico e que roubaria todos os prêmios facilmente. Ofuscando assim produções mais humildes e com menor orçamento. Outra reclamação é o fato do filme se chamar MAD MAX quando na verdade deveria se chamar Furiosa na estrada da fúria. O simples fato do personagem que dá nome ao filme brilhar menos e ter menos relevância torna ele pior. 
Mas após uma longa pausa o evento voltou com um novo folego. E pela primeira vez vimos Mad Max ser derrotado por uma das surpresas de de 2015. Ex Machina.
Filme que foi totalmente injustiçado, estando no mesmo nível de 2001 - Uma Odisseia No Espaço e outros grandes Longa de ficção cientifica. Não teve espaço no Oscar. Por isso quando ele ganhou teve um gostinho especial, na Internet o Público voltou a se animar com a premiação. Ex Machina havia provado que Mad Max não era invencível.
Depois o que vimos foi Mad Max perder os Prêmios mais importantes da Noite. A começar por melhor Diretor. Onde o longa de Leonardo DiCaprio teve a sua primeira grande vitória. O Regresso tinha esperanças. Mas o Oscar mais importante para quem acompanhava o evento ainda estava por vir. Todo mundo segurou a respiração quando começou o anuncio dos indicados a melhor ator. O fato de ter concorrentes de peso naquele momento só tornou o anuncio mais agoniante.
Mas guando o nome de DiCaprio foi anunciado não teve como segurar a alegria, nas redes sociais o clima era de vitória, como se cada um de nós tivéssemos ganhado um Oscar. Afinal nós merecíamos, havíamos ficado acordados até aquela hora torcendo por ele. E alegria foi tanta que depois ninguém mais estava prestando a atenção, tanto que até agora muita gente não sabe quem ganhou o Oscar de Melhor filme de 2015. Uma dica. O filme que ganhou não mereceu.

Mas nem tudo foram flores no evento, o Oscar teve várias injustiças, e muitas delas não tinham nada haver com a campanha dos negros boicotarem a edição 2016. Filmes que brilharam ao longo do ano ou não foram indicados, ou não levaram nada. 
Perdido em Marte Merecia ter ganhado o Oscar de melhor roteiro Adaptado. A Garota Dinamarquesa não levou nenhum premio. Mais as piores injustiças foram com Star Wars e Creed de Silvestre Stallone. Ambos saíram derrotados da premiação. De um lado tínhamos o filme mais lucrativo de 2015, do outro tínhamos não só uma das melhores atuações como História impecável.
Outra coisa que fez a internet Brasileira pirar foi a apresentação do Oscar transmitida pela rede globo onde Gloria Pires cometia gafes e dava deslizes inacreditáveis. E em poucos minutos ela viralizou na internet com um Meme.



Se você gostou do Oscar e Dessa matéria curta a pagina, comente o que você achou desse texto e do Oscar 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário